Combo dos livros História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020) e Cabo Frio Revisitado – a memória regional pelas trilhas do contemporâneo.
História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020), dos professores José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri, faz a síntese da história de Cabo Frio, desde a pré-história até o ano de 2020. "Ainda não havia sido publicada uma síntese da história de Cabo Frio, desde os primeiros povos, os sambaquieiros, até 2020, que é o marco final do livro. Além disso, temos novas maneiras de enxergar a história, fruto do desenvolvimento da pesquisa histórica, que nos permite analisar Cabo Frio sob outra perspectiva. Exemplo mais claro é a participação ativa dos índios no processo de construção da história de Cabo Frio, que é bastante importante e é, infelizmente, negligenciado. Da mesma maneira, podemos falar sobre a história dos negros na sociedade cabo-friense. Alguns memorialistas antigos, mas nem por isso menos importantes, dão uma visão romanceada sobre a escravidão em Cabo Frio, o que não corresponde às pesquisas com fontes primárias. É muito importante chamar atenção para esse detalhe", explica Luiz Guilherme. José Francisco adiciona: "Nossa ideia foi escrever um livro fundamental. Que, daqui a 300 anos, ainda seja consultado. Até porque, por incrível que pareça, não existem ainda grandes manuais sobre a história da cidade. Aliás, a história do interior do estado do Rio ainda está para ser contada".
Cabo Frio Revisitado – a memória regional pelas trilhas do contemporâneo reúne artigos assinados por 20 pesquisadores, proporcionando ao leitor um moisaico sobre a história, memória e patrimônio da cidade. A organização é do arquiteto Ivo Barreto, também responsável pelas ilustrações inéditas contidas na publicação. Estão, entre os temas de estudo, a formação geológica da região, o período de escravidão, a pesca tradicional, a Fazenda Campos Novos, o conjunto paisagístico da cidade, a ocupação salineira e a vida e espaço dos primeiros habitantes da região. "O livro foi um recorte (pois as pesquisas já são muitas) e está pensado como uma porta de entrada e mergulho no campo da memória, trazendo dados, mas sobretudo apontando caminhos possíveis e conexões às vezes pouco percebidas. Ao morador da cidade ou para aquele que com ela convive há anos, é uma oportunidade de uma viagem pelo tempo da paisagem e do homem nestas bordas da laguna da Araruama, na companhia narrativa de textos deliciosos, comprometidos com o rigor científico, mas extremamente acessíveis, textos que pedem um café longo e alguns dedos de prosa depois", destaca Ivo Barreto.
Caracaterísticas Cabo Frio Revisitado – a memória regional pelas trilhas do contemporâneo
TIPO brochura
FORMATO 18 x 25
PÁGINAS 432
PESO 778 g
ISBN 978-65-88609-08-8